A Língua Russa
O Russo é uma língua que desperta a curiosidade em muitos brasileiros… E não há como negar: praticamente todo o mundo acha que é um idioma difícil.
Apesar de, sim, apresentar-se como um desafio, a língua russa é uma aventura extremamente divertida e proveitosa.
Para começar bem de levinho… É sempre bom começar pelo alfabeto.O Russo é uma língua fonética, o que significa que cada letra Russa corresponde a um som. Assim que você dominar o som de cada letra do alfabeto corretamente, será possível pronunciar acuradamente quase todas as palavras do vocabulário Russo.
E aqui vão algumas curiosidades:
O alfabeto Russo, derivado do Cirílico, é constituído por 33 letras, incluindo 11 vogais, 20 consoantes e 2 letras que não fazem som, mas aumentam ou suavizam tons. Ao aprender, pode ser útil agrupar as letras de acordo com seus visuais e sons, comparando-as com suas contrapartes em Português:
Primeiro Grupo: Escrito e pronunciado da mesma forma. Seis letras Russas são iguais na questão de pronúncia e forma em Português – A, E, K, M, O e T.
Segundo Grupo: Parecem diferentes, mas soam iguais. Dezesseis letras Russas possuem pronúncia semelhante a do Português, mas são simbolizadas com letras completamente diferentes. Elas são: Б, Г, Д, ё, Ж, П, Ф, И, й, Л, Ц, Ш, Щ, Э, Ю and Я.
Terceiro Grupo: Parecem familiares, mas são pronunciadas de maneira diferente. Oito letras russas parecem muito com algumas do alfabeto Português, mas são pronunciadas de maneira muito diferente – elas são: В, З, Н, Р, С, У, Ч, Х.
Quarto Grupo: Novas Letras e Sons Pouco Familiares. Existem algumas letras Russas que não existem no Português e representam sons pouco comuns ou não possuem valor sonoro – por exemplo: Ы, Ъ, Ь.
Quer conhecer um pouco mais? Entre em contato conosco! Será um grande prazer recebê-lo!