A França é o país mais visitado do mundo. Só em 2014, cerca de 84 milhões de turistas viajaram para o território europeu. Levando isso em consideração, é muito importante saber francês. O idioma é o segundo mais ensinado do planeta, atrás apenas do inglês, e cerca de 136 milhões de pessoas a tem como língua nativa. Somando com aqueles que a tem como segunda língua, este número sobe para aproximadamente 500 milhões.
O idioma é falado em 56 países e cinco continentes. Portanto, para aqueles que gostam de viajar, buscar um aprendizado sobre a língua é recomendável. Com uma boa fluência, é possível conversar com pessoas do mundo todo. Deste modo, o turismo fica muito mais fácil, pois a barreira da língua não será um empecilho e assim a comunicação é feito de forma mais natural, evitando situações de difícil compreensão e tendo uma maior facilidade para buscar informações.
Com a grande representatividade da França em áreas como arte, cultura, tecnologia e educação, o francês se tornou uma das línguas oficiais da ONU, UNESCO e Olimpíadas. Saber falar é um meio de inclusão que facilita o relacionamento em um contexto mundial. Além disso, é importante no mercado de trabalho, já que possibilita o acesso ao, por exemplo, Canadá, vários países da África, além de, é claro, França.
Tamanho grau de importância da língua francesa podia ser percebido na formação acadêmica. Nas escolas brasileiras, o ensino do idioma francês era obrigatório e fazia parte da grade curricular, sendo assim uma das disciplinas entre a 1ª e a 4ª série. Posteriormente, foi substituído pelo inglês e, mais tarde, o espanhol foi incluído. Ainda assim, referências do país são notadas pelas ruas brasileiras. Um exemplo disso é o grande número de empresas no Brasil, o que faz com que várias portas sejam abertas para quem sabe falar o idioma. Isso sem falar dos estabelecimentos de gastronomia francesa, além dos nativos que visitam ou vivem no país.
Portanto, a língua francesa tem grande importância em proporções mundiais. Saber falar o idioma faz com que a pessoa esteja ligada a outras milhões das mais diferentes regiões, sendo possível assim a interação entre elas. Desse modo, o relacionamento, seja pessoal ou profissional, pode se desenvolver e assim proporcionar uma melhor vida. Novas portas são abertas à medida que o aprendizado sobre o francês cresce. Logo, pode-se concluir que é recomendável estudar esta língua que é tão difundida pelo mundo. Vive La France !