Os coreanos possuem um sistema único e próprio de escrita chamado “Hangul”. A história do sistema coreano de escrita é muito curiosa e nos remete a vários séculos atrás.
Por ter sido colônia chinesa, as línguas coreana e chinesa sempre tiveram uma conexão muito grande, mesmo em tempos muito antigos. E apesar de ter recebido grande influência externa, a língua coreana sempre possuiu sons extremamente específicos e próprios, os quais não conseguiam ser escritos com ideogramas chineses.
Em 1443, após vários anos de observação, o “Rei Se-Jong, o Grande” chegou à conclusão de que a população mais humilde e menos favorecida já não conseguia mais acompanhar os avanços linguísticos da época e que a população de analfabetos não parava de crescer.
Como sempre foi um rei muito preocupado com seu povo, decidiu se juntos aos melhores cientistas, professores e especialistas em linguística da época para criarem juntos um sistema de escrita que fosse fiel à pronúncia das palavras coreanas e capaz de ser ensinado com grande facilidade. Levaram 2 anos, mas com muita dedicação e estudos, atingiram seu objetivo: foi aí que nasceu o Hangul.
O Hangul é considerado uma escrita “moderna”, pois foi um dos pouquíssimos alfabetos no mundo inteiro que foram estudados antes de serem criados.
Anteriormente, apenas os nobres conseguiam ler e escrever. Com a chegada do Hangul, tudo mudou! Os ideogramas chineses, que até então eram capazes apenas de expressar a ideia central de cada palavra, foram substituídos pelas novas letras coreanas, as quais eram totalmente fiéis aos sons e particularidades da língua. E o resultado não poderia ter sido diferente: a adoção do Hangul foi um sucesso TOTAL!
Para facilitar o aprendizado de vocês, vamos aprender as letras em escala gradual de dificuldade. Sendo assim, vamos estudar as mais fáceis primeiro e só depois as exceções.
Obedeça SEMPRE a ordem na qual cada traço é escrito e tente escrever sempre de forma natural — nem muito lento, nem muito rápido — treinando sempre a naturalidade na qual você já escreve em seu idioma nativo.
Não utilize a romanização como fonte de estudos durante sua alfabetização! Essa observação é de longe uma das mais importantes!
E por último… Divirta-se! Treinar o Hangul é uma prática relaxante e muito agradável. Aproveite ao máximo essa parte do aprendizado do coreano! <3